segunda-feira, 19 de setembro de 2011

IDE E ANUNCIAI



Publicado em: 28/6/2010
Por: Moisés Bezerra
Assembléia de Deus Madureira - São Roque - SP
moses-18-@hotmail.com



(Mateus cap. 11. Vs 2 a5) 1 E aconteceu que, acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles. 2 E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos 3 a dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro? 4 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: 5 Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.

1/5 após Jesus dar virtudes e instruir seus dicipulos para anunciar suas boas novas, curar enfermos, expulsar demonios, e libertar os presos, ele também saiu para pregar e anunciar o evangelho da graça e com esta atitude mostrou que aquele que manda tem que ser exemplo não tem como requerer dos ouros o que não fazemos.

2/5 João Batista ouviu sobre Jesus e seu trabalho evangelístico que fazia com Discípulos João estava, sofrendo por causa do Evangelho, e estando ele preso enfrentou algumas dúvidas. Talvez achou que Jesus estava demorando para cumprir sua missão e enviou seus discípulos para perguntar se Ele era, de fato, o Messias isso mostra claramente que João por sua situação e sofrimento estava afadigado por ver o sofrimento do Evangelho pregado

3/5 vemos que o mesmo homem que havia dito em (Mateus Cap.3 Vs 14) Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Isso mostra claramente que João via a Jesus como (raboni) que quer dizer meu mestre, estava dizendo que Jesus era o que deveria batizá-lo por que via Jesus sendo maior do que ele vendo o Senhor como (rabi) mestre superior a ele João Batista sabia que Cristo era o Filho de Deus que havia sido enviado ao mundo como cordeiro (João Cap. 1Vs 36) e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! E agora aparece com uma pergunta enviada por seus discípulos falando És tu Aquele que havia de vir ou esperamos outro? Isto mortra com clareza que João Batista tinha esperanças em Cristo mas o tempo foi gastando as forças de João de tal forma que foi isso que lhe levou a essa pergunta.

4/5 Jesus ouvindo essa pergunta não se preocupou em lhe mandar uma resposta explicativa ou satisfatória, a resposta de Jesus relembrou João das profecias importantes do Velho Testamento, mostrando que Jesus estava, de fato, cumprindo seu propósito então manda outra vez os dscípulos a João dizendo Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes relatamos aqui o estado em que João estava quando fez essa pergunta para Jesus, ele estava preso e já não tinha certeza se Cristo Filho de Deus era o Messias, João batista era profeta pregava o arrependimento dizendo Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos céus. Um homem forte que se alimentava de gafanhotos e de mel silvestre agora esta desesperado fazendo uma pergunta para o mestre,isso mostra que ser profeta ,forte, pregador, pastor ou etc. Não importa, todos tem seus momentos de descrenças e fazem perguntas a Deus que mostram claramente seu desespero e anseio por um futuro melhor mas o que fazer quando vemos nossos irmãos familiares amigos nessa situação a ordem é ide e anunciai

5/5 Anunciai que os cegos vêem em particular ver Jesus falando aqui de dois tipos de cegueira a primeira é a mais entendida como a física a dos olhos da carne pessoas incapazes de enxergar como o caso do cego Bartimeu citado em (Mateus Cap. 10 Vs 46 a 52)Jesus curou ao cego filho de Timeu no passado e ainda cura muitos cegos no presente e continuará curando no futuro.

A segunda que é do meu ponto de vista são pessoas que tem boa visão mas não querem enxergar a realidade os que vêem mais estão cegos com suas vistas tampadas pelo pecado e maldade do coração talvez você conheça alguém que esteja como o filho de Timeu o cego de Jericó assentado como mendigo e cego espiritual mas ide e anunciai o que tendes ouvido que em breve Jesus passará, e será para curar qualquer cegueira seja espiritual ou fisica.

Os coxos andam (fisico) coxos são pessoas com deficiência nas pernas ou incapazes de andar como o caso do homem citado em (Marcos 2:3) que foi levado a Jesus carregado (espiritual) muitos estão incapazes de andar espiritualmente estão coxos precisando de ajuda e onde está o primeiro pra cumprir o ide e anunciai de Jesus os leprosos são limpos (físico)a lepra Hoje conhecida como hanseníase, se bem que o termo bíblico abarcasse também outros tipos de doença da pele.

Pode provocar paralisia, deformidades e gangrena.(espiritual)do ponto de vista analitico lepra significa pecado a mais de dois mil anos atrás os leprosos não ficavam com as outras pessoas ficavam do lado de fora da cidade eram considerados como sujos impuros e acreditavasse muito em maldição hereditária onde os filhos pagavam pelos pecados dos pais mas isso é desconsiderável hoje existem muitos leprosos em algumas igrejas que presisam ser limpos mas pra isso é necesario que seja anunciado o poder tranformador de Cristo em (Lucas 17:12) relata o caso de dez leprosos curados por Cristo mas só um voltou para agradecer pelo milagre eu particularmente me sinto como este leproso que voltou para agradecr e você é um dos nove eu este que voutou agradecer ministre o milagre mas ensino o povo ser grato pelo milagre de Deus se você é este um então ide e anunciai. os surdos ouvem (fisico) pessoas incapazes de ouvir e cuase sempre não falam muito bem em (esperitual) (Marcos 7:31-37)conta-nos a historia de um surdo e gago de Decápolis trazido pela multidão até Jesus chama este homem a parte coloca os dedos em seus ouvidos e toca em sua lingua com saliva olha para cima suspira e diz efata que quer dizer abre-te!

E assim foi ele curado axistem muitos que etão surdos e gagos espirituais mas em breve jesus chamara a estes separadamente como fez com este homem colocara seus dedos em seus ouvidos para fiarem censiveis a sua voze suas palavras em sua boca pra pregar seu evangelho para que tanbém por ele sejam cumpridos o ide e anunciai de jesus, os mortos são ressuscitados (fisico) pessoas que perderam a vida (João 11:38-44) Jesus ressucita a Lázaro após quatro dias morto(espiritual) Jesus está disposto a recussitar muitos mortos espirituais desses dias e isso sera feito também por aquele que estiveremdispostos a cumprir o ide e anunciai de cristo, e aos pobres é anunciado o evangelho, é claro que Deus não faz acepção de pessoas pra salvar, curar e etc; Jesus aqui está se referindo as pessoas mais desprezadas pela sociedade não aceitas como seres humanos tratados como animais e judiados pelos insensatos, a atitude de Jesus sendo filho de Deus nos faz vermos o quanto somos pecadores hipócritas e anti-sociais tratamos os outro com indiferença e maldade mas ide e anunciai o Evangelho aos pobres e humildes.